domingo, 23 de janeiro de 2011

Cunhan-teco-ima

Segundo o Conde Ermanno Stradelli, explorador e geógrafo italiano, em seu "Vocabulário Nheêngatu-Português", as Icamiabas sempre foram conhecidas entre os amerígenas por um outro nome: Cunhan-teco-ima, as "Mulheres sem Lei" ou mulheres fora-da-lei.

Stradelli apresenta tecô-cuaoára, como costume, lei e; tecô-iaui como lei transgredida. Logo, cunhan-tecô-ima vem de cunhan, mulher; tecô, lei e ima como sufixo de negação.

4 comentários:

  1. Olá Rodrigo, é o André lá do Projeto Mayhem, nem sabia que você tinha um Blog, já está nos favoritos abraços!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi André! Tudo bem? Quanto tempo! Vou retomar as postagens...

      Excluir
  2. Nossa!! Suas postagens são incríveis, é muito raro se achar um blogue (ou qualquer outra coisa) de qualidade sobre o folclore brasileiro. Como você faz para achar essas informações.
    Eu te recomendo fazer uma parceria com as páginas do Facebook: Milmameluco e Colecionador de Sacis. Eles também tem muito conteúdo, o problema é a organizar todas as informações sobre mitos.
    Te de desejo sucesso no que você estiver fazendo e volta a fazer postagens pls!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hoje fui abrir por acaso e li seu comentário. Muito obrigado pela leitura. Essa informação está em livros como os do Câmara Cascudo, do Gênero Couto de Magalhães, o relato do Orellana,que eu tinha acesso fácil quando estava em Curitiba e podia estudar na Biblioteca Publica do Paraná. Agora ando bem sem tempo mas vou escrever sobre mitologia guarani em breve

      Excluir