domingo, 23 de janeiro de 2011

Origem etimológica das Icamiabas

O nome Icamiaba está associado às amazonas antes mesmo da chegada do invasor branco, e o relato do Padre Acuña prova isso: O Monte Yacamiaba (ou Icamiaba, ou Itacamiaba) é conhecido de todos os amerígenas da região, não só os Karib, mas entre os falantes ou não do tupi e do nheengatu.

Uma outra prova da existência das Icamiabas está no fato dos Pauxí, tribo Karib, que antes de serem expulsos para o Mato-Grosso, habitavam a região do Trombetas-Jamundá, chamarem o rio Jamundá de Uridxan-iana e a montanha de Uridxan-tepe. Uridxan, no idioma caribe significa mulheres; ina, significa tribus, família. Rio da tribo das mulheres ou Rio das Mulheres e Monte das Mulheres.



Segundo Ypiranga Monteiro, em “Roteiro do Folclore Amazônico”, Yacamiaba pode ser traduzida como “monte escondido dos homens”, mas aceitando também a tradução confusa de “mulheres sem marido”.

Encontrei dezenas de definições etimológicas para Icamiaba. Alguns autores chegam a tentar forçar um “peito rachado” ou um “pedra peito de gente”, Itacambyava, por causa da semelhança sonora entre cama, seio; camby, camy, leite; mas não existe nenhum relato que as caracterize sem os seios, ou sem um deles pelo menos.


Infantaria Icamiaba. "(...) os índios não ousavam voltar as costas ao combate, pois os que voltavam diante de nós eram mortos a pauladas."

Em "Histoire de la mission des pères capucins en l’isle de Maragnan", Claude d’Abeville também faz referência às mulheres sem marido e o frade Ive d’Evreux chega a sugerir outra grafia: Itacamiúua. Sugerindo que a tribo tenha sido nomeada por habitar a Serra Itacamiaba, próxima ao Rio Jamundá.

Talvez, Icamiaba seja composta de quatro palavras em tupi: ita caa meen anã, que poderia ser traduzida como “a pedra no mato sobre a qual se entregam”, tradução endossada por alguns autores. Algumas variações poderiam ser Itacamenaua, Itacamenaba, Itacamiaba, Icamiaba.

2 comentários:

  1. Caro Rodrigo, estou trabalhando numa Enciclopédia da Amazonia, Estou interessado em tuas ilustracoes...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, tudo bem? Me interesso em ilustrar sim!

      Excluir